Sonda da Nasa detecta asteroide próximo à Terra

A sonda Wise, operada pela Nasa, detectou um asteroide próximo à Terra, informou a agência espacial americana na terça-feira (26).

Este é o primeiro das centenas de objetos próximos ao planeta que a sonda deve detectar em sua missão de varrer o espaço com sensores infravermelhos.

“Não existe nenhum risco de este asteroide impactar a Terra”, declarou a Nasa, em um comunicado.

O corpo celeste, batizado com o nome de 2010 AB78, foi descoberto pela Wise em 12 de janeiro.

Os instrumentos da sonda observaram o asteroide durante um dia e meio, até que ele saiu de seu campo de visão.

Posteriormente, os cientistas utilizaram o telescópio de um observatório do Havaí para confirmar a descoberta, completou o comunicado da Nasa.

“Estamos encantados por achar nosso primeiro objeto próximo à Terra”, disse Amy Mainzer, cientista da missão no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial.

Mainzer explicou que há muitas sondas que buscam objetos desse tipo próximos à Terra, mas todos com luz visível.

No entanto, alguns asteroides são escuros e não refletem muito a luz solar. Mas como têm temperatura, podem ser detectados por instrumentos com sensores infravermelhos.

Neste momento, o asteroide encontra-se a cerca de 158 milhões de km da Terra. Calcula-se que seu diâmetro seja de aproximadamente 1 km, e que gire em torno ao Sol em uma órbita elíptica.

Anúncios

2 comentários em “Sonda da Nasa detecta asteroide próximo à Terra

  1. UM METTASEGUNDO ESTA PARA UM SEGUNDO ASSIM COMO UM SEGUNDO ESTA PARA A IDADE DO UNIVERSO. DESTA FORMA CONHEÇO A IDADE DO UNIVERSO Agora senhores imaginem um asteroide viajando a uma velocidade de 11.000 kms por segundo em rota de colisão qual seria o tamanho da onda de choque e sua repercução imediata quantas partes do planeta levaria consigo ou se tudo indicar pela velocidade de impacto a sua bola de fogo se inteirando com o planeta .transformando-o em uma imensa bola de fogo. n

  2. sequencia… uma imensa bola de fogo não sobraria nada sobre a superficie da terra. Há que ser urgentemente que ser formada uma equipe de cientistas com participação de todos os paises com linguagem comoslogica para estudar uma alternativa de sobrevivencia da raça em caso de catastroge geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s