A maior lua cheia de 2010

Bom, como acabei ficando uns dias sem atualizar o blog, nem deu pra postar aqui sobre isso mais cedo, mas estou postando agora sobre a maior lua cheia de 2010, no dia 29 de janeiro.
A seguir, uma imagem comparativa entre a lua na noite de setembro e outubro de 2007, na noite de 29 de janeiro, ela esteve com um tamanho visível igual ou próxima a da primeira lua da imagem.
Esta lua, esteve 14% maior e 30% mais brilhante que qualquer outra que você vai ver em 2010. Ela ainda esteve visível no final de semana, mas não com a mesma intensidade.
Abaixo, segue a explicação sobre o motivo que a lua encontra-se em tal situação.

A órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito e sim uma elipse, com o lado menor cerca de 48 mil quilômetros mais perto do nosso planeta. A lua cheia de hoje estará localizada exatamente dentro do ponto mais próximo e é essa diferença a responsável por fazer nosso satélite parecer maior e mais brilhante.
De uma maneira um pouco mais astronômica, as duas extremidades da elipse são chamadas de apogeu e perigeu. O apogeu é o ponto mais distante enquanto o perigeu é o mais próximo. Desta forma, a Lua Cheia do dia 29 ocorreu exatamente no momento do perigeu.

Fonte e imagens: Apolo11

Anúncios

Um comentário em “A maior lua cheia de 2010

  1. Pingback: [BlogNews] #3 – Centésimo artigo do blog! « Astronomy Chamber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s