Afinal, a lua gira ou não em volta da Terra?

Este é um assunto que tem se tornado polêmico no fórum Apolo11, e por isso resolvi postar aqui, para informar de uma vez por todas o que acontece entre a Lua e a Terra.
Para isso, vou pegar partes de alguns sites, com imagens para um melhor entendimento.

– Sob certo ponto de vista, não é incorreto afirmar que o terceiro planeta a partir do Sol é duplo, isto é, são dois planetas girando em torno de um centro comum de gravidade. Mas ao mesmo tempo podemos dizer que a Lua é um satélite da Terra!

O aparente paradoxo está na definição desses termos. Sempre que dois (ou mais) corpos celestes compartilham uma mesma órbita em torno do Sol chamamos o maior de planeta e o(s) outro(s) de satélite(s). Ainda que um deles seja só 1% maior que seu companheiro, teremos um planeta e um satélite.

O termo “planeta duplo”, contudo, ainda não foi bem definido, mas também tem a ver com a massa dos objetos. Normalmente um satélite tem milhares, às vezes milhões de vezes menos massa que seu planeta. No sistema Terra-Lua a correlação de massa é 1/81 (isto é, a Lua tem 81 vezes menos massa que a Terra).

A relação de massa entre Terra e Lua só perde para o sistema Plutão-Caronte, com 1/8 (os astrônomos geralmente concordam que Plutão e Caronte formam um sistema duplo). Porém, no nosso caso, o centro de gravidade do sistema fica no interior da Terra, ainda que não no centro do planeta (veja explicação a seguir), de forma que nem todos os astrônomos concordam com a classificação “planeta duplo” para Terra e Lua.

É possível que a descoberta futura de planetas extra-solares com luas e parecidos com a Terra forcem a uma definição mais formal desse termo.

Baricentro
Satélites proporcionalmente massivos forçam o planeta a girar em torno de um ponto denominado baricentro, que no caso do sistema Terra-Lua está localizado exatamente ao longo da linha que conecta o centro de massa da Terra com o centro de massa da Lua. A distância média entre esses centros é a distância Terra-Lua, ou seja, 384.405 quilômetros.

A distância do centro da Terra ao baricentro é de 4.641 km. Perceba que a Lua não gira em volta do centro de massa da Terra (ou mesmo de um ponto próximo). Ambos, Terra e Lua, giram em torno do baricentro, situado a 1.737 quilômetros abaixo da superfície terrestre.

Se viajássemos numa nave espacial até uma certa distância veríamos Terra e Lua dançando como um par de bailarinos no espaço. Se fossemos ainda mais longe, de modo que toda a órbita terrestre pudesse ser contemplada, perceberíamos que a Terra não segue rigorosamente seu traçado orbital. Quem faz isso é o sistema Terra-Lua.

Mundos irmãos
Há muitas outras coisas curiosas a respeito do sistema planetário do qual fazemos parte. A distância da Lua a Terra é de aproximadamente 60 raios terrestres, maior que a grande maioria dos satélites próximos.

Conhecidas as massas e distâncias, é fácil calcular as atrações gravitacionais que o Sol e os planetas exercem. Fazendo isso você descobrirá, para seu espanto, que no caso da Lua a atração do Sol é 2,2 vezes maior que a exercida pela Terra. Isto significa que se a Lua estivesse imóvel, iria cair na direção do Sol e não da Terra!

A rotação da Lua em volta da Terra se dá num período de aproximadamente 27 dias. Seu percurso não é circular. A Lua ora fica mais perto, ora mais longe de nós, e algumas vezes está adiantada, outras vezes atrasada. No final acaba sempre mostrando a mesma face para a Terra, mas com uma pequena oscilação que nos permite ver um pouco mais que a metade, ou 59% da superfície lunar. É a chamada “libração óptica da Lua”.

Se hoje ela gira em volta da Terra é porque já girava no passado – a Lua não é um corpo celeste capturado. Em termos de composição, origem e evolução, ela é semelhante a qualquer planeta terrestre.

Acredito que com essa explicação tirado do site zenite.nu todos possam ter entendido como que funciona o sistema terra-lua.

Outra questão que eu achei interessante no fórum, é a que é apontada pelo membro Gallahad:

Gallahad (04/12/2010 – 15:32):
Gente, gente… a lua não “Gira”, se ela girasse não teria o lado oculto…
Não sei não mas acho que o termo “transitar em torno da terra” seria uma melhor descrição… mas essa é apenas minha humilde opinião!

Abraços a todos.

Hellraiser (04/02/2010 – 18:31):
Pense bem Gallahad…
Se a Lua não GIRASSE em torno da Terra, ai sim não teria lado oculto.

Ocorre que a velocidade angular do movimento de rotação da Lua faz com que, coincidentemente, uma só face fique voltada para a Terra.

Fosse essa velocidade maior ou menor, ai é que não teríamos um LADO OCULTO.

Apolo11.com (04/02/2010 – 19:19):
Em outras palavras, o tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor da Terra é o mesmo que ela leva para dar 1 giro em torno do próprio eixo. Dessa forma, apresenta sempre a mesma face voltada para nós. Esse tempo é de 29.5 dias.

Rogério Leite – Apolo11.com

Espero ter ajudado a todos a compreender como o sistema funciona! E um grande abraço também ao pessoal do fórum do Apolo11.

Fonte e todos os seus devidos créditos à: Fórum Apolo11 e Zênite.

Anúncios

33 comentários em “Afinal, a lua gira ou não em volta da Terra?

  1. Pingback: [BlogNews] #3 – Centésimo artigo do blog! « Astronomy Chamber

  2. E pessoal eu realmente tambem estava achando estranho so vermos a mesma face da lua. Mas com uma bolinha em torno da outra maior em casa vamos percerber que se a Lua não girasse em torno de si mesma ai sim iriamos ver o outro lado.E muito simples percerber isso. nem precisa ser cientista formado. rsrs

    • Pô, imaginei isso, uma esfera maior e uma menor ligadas por um arame, naquele modelo clássico do sistema solar… pinte um lado da mini-lua de vermelho, certo? Agora, vire esse lado pra terra, e então gire o arame, sem tocar na lua, segure pelo arame, certo?, gire.. gire mais um pouco…cara.. o lado vermelho ainda vai estar virado pra terra…, se voce girar a lua, o outro lado aparece mano, nao importa em que velocidade voce gire ele…

      A explicação da velocidade coincidente faz sentido, se a lua girar rapido demais vemos o outro lado, se nao girar, vemos o outro lado, mas acho que ela nao gira, e sim é arrastada, com seu eixo e tudo, como uma pedra presa numa corda.
      eu acho que o eixo da lua é arrastado juntamente com a lua, pela terra , e ela nao gira em torno do próprio eixo, apesar de causar essa impressão.

      Minha opinião.

  3. Deve ter muita coisa escondida nesse lado oculto da Lua… Se eu fosse um extraterrestre, montaria ali minha base para invasão… kkkk

  4. é que a concentração de massa na lua na face que vemos é maior por isto vemos somente este lado da lua

  5. Todos nós temos nossas duvidas, mas esse comentario q a lua gira em torno do sol é obvio q é verdade alguem tem alguma duvida contra isso? kkkkkk

    • Na verdade Liliane, está incorreto a sua afirmação. Pois a lua gira em torno de si e em torno da Terra, que gira em torno do Sol são os planetas, e seus satélites naturais, em volta do seu planeta de origem.

      Opinião da Ciência.

  6. Leo :
    Deve ter muita coisa escondida nesse lado oculto da Lua… Se eu fosse um extraterrestre, montaria ali minha base para invasão… kkkk

    é verdade leo vc tem toda ração!!!!

  7. Nossa se eu fosse uma cientista maluca eu poderia ir ao espaço só pra ver se é verdade! [mas quem disse que não sou maluca kkk]

  8. Mas eu tenho certeza que a lua gira entorno da terra, porem muita gente já provou, mas quando crescer e virar cientista vcs vão ver eu vou provar isso de algum jeito.:p

    • Mas não gira… procure em qualquer site de ciência que vai ser a mesma resposta ” QUE A LUA NÃO GIRA EM TORNO DO SOL “, e isso vai aparecer porque é verdade. Quando tornaste uma cientista Luana, terá mais noção nas suas respostas e irá descobrir suas duvidas e as suas respostas.

    • QUANDO EU ERA MININO, O HOMEM FOI A LUA. ESTÁ MENTIRA ESTÁ PRÁ SER DESMINTIRADA. HOJE JÁ PODE. TEMOS TODO TIPO DE COMBUSTÍVEL E TECNOLOGIA DE PONTA. PORRA! SE A LUA GIRASSE, TINHA VENTO E TENDO VENTO TINHA AGUA. E O LADO OCULTO DA LUA. OS AMERICANOS VÃO SE LASCAR, VAI SER DESCOBERTO QUE ESTES MENTIROSOS NUNCA FOI A LLUGAR NENHUM

  9. É fácil entender o movimento de rotação da lua. Ele só funciona se você entender que esse movimento é em relação ao sol e não terra. Veja bem o lado oculto também recebe sol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s