“Ingredientes da vida” são encontrados em lua de Saturno

Não há ondas em Encélado, mas o satélite possui uma região de grande atividade perto do seu pólo sul, onde vapor de água e partículas de gelo espirram por rachaduras na superfície e são projetados para o céu a grandes altitudes. (Imagem: NASA/JPL/SSI)

A sonda Cassini enviou mais dados que reforçam as suspeitas de que a lua Encélado, de Saturno, abriga um mar subterrâneo sob seu solo gelado – e um mar mais “rico” do que se imaginava.

As primeiras evidências de um mar na lua de Saturno foram publicadas em Junho do ano passado no Inovação Tecnológica (veja Lua de Saturno pode ter oceano tão salgado quanto os da Terra), mas ainda restaram controvérsias, porque os resultados não foram confirmados por observações feitas com satélites terrestres.

Íons de água

Na última passagem pela Encélado, a sonda detectou moléculas de água com carga negativa na atmosfera do satélite.

Com estes dados, Encélado vem se juntar à Terra, a outra lua de Saturno, Titã, e aos cometas, como os corpos celestes do Sistema Solar que possuem íons com cargas negativas. E não apenas íons de água, mas também de hidrocarbonetos, o que dá novo entusiasmo aos astrobiólogos que procuram por vida fora da Terra.

Os íons negativos de oxigênio foram descobertos na ionosfera da Terra no início da era espacial. Já os íons negativos de água são encontrados na Terra onde quer que haja água em movimento, como em cachoeiras ou nas arrebentações das ondas do mar.

Com isto, os cientistas estão agora muito mais seguros de que Encélado deve conter água em estado líquido. Devido à baixa temperatura da superfície da lua, essa água deve existir na forma de oceanos abaixo da camada perene de gelo que recobre sua superfície.

Não há ondas em Encélado, mas o satélite possui uma região de grande atividade perto do seu polo sul, onde vapor de água e partículas de gelo espirram por rachaduras na superfície e são projetados para o céu a grandes altitudes.

As novas medições, feitas com o espectrômetro CAPS (Cassini Plasma Spectrometer), foram feitas quando a sonda mergulhou na névoa que cerca Encélado em um voo rasante em 2008.

Possibilidades de vida

A Cassini já detectou sódio na névoa que emerge de seus jatos, um indício dos sais dissolvidos que podem ser resultado do encontro de uma massa de água em forma líquida com as rochas abaixo desse possível oceano.

Esta observação anterior havia sido feita com um outro instrumento da sonda espacial, o CDA (Cosmic Dust Analyzer).

“Embora não seja uma surpresa que exista água lá, esses íons de vida curta representam uma evidência extra da água sob a superfície”, disse Andrew Coates, da Universidade College London. “E onde há água, carbono e energia, estão presentes alguns dos ingredientes mais importantes para que haja vida,” acrescentou.

Hidrocarbonetos

O instrumento CAPS encontrou não apenas íons de água carregados negativamente mas também indícios de hidrocarbonetos carregados negativamente.

Esses íons negativos de hidrocarbonetos são gigantescos, com massas até 13.800 vezes maiores do que a massa de uma molécula de hidrogênio.

Anteriormente, já foram identificados hidrocarbonetos carregados positivamente em Encélado pelo espectrômetro INMS (Ion and Neutral Mass Spectrometer).

Anúncios

6 comentários em ““Ingredientes da vida” são encontrados em lua de Saturno

  1. Eita pau!!! se realmente encontraram esses elementos a chance de existir microrganismos é muito grande, mas tambem tem que ver se ha condições pra qualquer coisa sobreviver ao ambiente, se bem que não podemos seguir pelos padrões que temos ja que pode surgir algum ser que não se desenvolva nada parecido com o que conhecemos… Mas essa descoberta aumentam ainda mais as chances de exitir

    • “…não se desenvolva nada parecido com o que conhecemos…”

      Tipo algo parecido com o Marvin da Looney Tunes?!

      Brincadeiras à parte; eu realmente acredito que conseguirão encontrar algum indício de vida em Encélado, porque afinal, é uma lua de Saturno, e Saturno tem uma grande quantidade de gelo em seus anéis.
      Ou seja, não seria nada de tão extraordinário encontrar água em Encélado, e como está em grandes quantidades, são grandes as chances de serem encontrados sais mineirais junto à composição.

      Bom, é só um palpite… heheh’

  2. Olá, sou a Kell do Action Nerds e cara, primeiro: obrigada por comentar no nosso blog e favoritar, com certeza farei o mesmo!
    Segundo: Que blog demais! Eu sempre fui fissurada pelos astros, planetas, estrelas, o espaço! Quando eu era pequena queria ser astronauta. (não ria de mim! xD) Mas é verdade…
    Anyway, parabéns, os posts estão muito bons, aguarde comentários por aqui. =)

    Abraços,
    Kell.

    • Hahahah’ obrigado pela visita e pelo fav (:
      E relaxa, porque eu não ri do seu sonho de infância de ser astronauta… eu tinha o mesmo sonho!
      Pode vir sempre quando quiser, eu costumo atualizar o blog diariamente (ou pelo menos a cada dois dias), então sempre que você entrar verá algo novo heheheh

      Mais uma vez agradeço pela visita (:

      Abraços!

  3. Pingback: Stephen Hawking diz que humanidade deve evitar contato com alienígenas « Astronomy Chamber

  4. Pingback: Água e moléculas orgânicas são encontradas em asteroide « Astronomy Chamber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s