Programa da NASA mostra Sol em 3D ao vivo no celular

Um post que é mais ligado à tecnologia do que a astronomia. Mas eu achei muito interessante, e ao mesmo tempo, relevante postá-lo no blog. Mais uma ótima notícia da redação do Inovação Tecnológica. Lembrando que, final de semana (quando tiver um tempo), postarei algumas teorias para consulta no blog. Aguardem!

Tela do aplicativo da NASA que mostra o Sol em 3D, em imagens ao vivo, produzidas pelas sondas espaciais STEREO.(Imagem: NASA)

Imagine segurar o Sol inteiro na palma da sua mão. Agora você pode, desde que você tenha um iPhone.

Programadores apoiados pela NASA criaram um aplicativo para o celular da Apple que transmite uma visão global do Sol, ao vivo, diretamente para o seu telefone.

Sol em 3D

Os usuários podem navegar ao redor da estrela, dar um zoom em regiões de maior atividade e monitorar a atividade solar, que tem grande impacto sobre as telecomunicações e sobre o clima na Terra.

“Isto é muito mais do que legal”, diz Dick Fisher, diretor da Divisão de Heliofísica da Nasa. “É transformador. Pela primeira vez podemos monitorar o Sol como uma esfera tridimensional viva e pulsante.”

Visão STEREO do Sol

As imagens em tempo real usadas para construir a esfera tridimensional são transmitidas à Terra pela sondas STEREO (Solar-Terrestrial Relations Observatory), um par de naves espaciais que, juntas, têm uma visão de 87% da superfície solar.

A STEREO-A está estacionada sobre o lado ocidental do Sol, enquanto a STEREO-B está estacionada sobre o leste. Juntas, elas raramente perdem qualquer acontecimento na superfície da nossa estrela.

Além de observarem atentamente o Sol, as duas sondas deverão testar a teoria de que a Lua teria-se originado do choque da Terra com um planeta do Sistema Solar já extinto, chamado Theia – veja Duas sondas gêmeas, um planeta desaparecido e a origem da Lua.

Sol verde

Os telescópios a bordo das duas sondas espaciais monitoram o Sol na faixa do ultravioleta extremo (EUV) do espectro eletromagnético. “É por isto que o Sol em 3D aparece nessa falsa cor verde,” explica Lika Guhathakurta, cientista da missão STEREO. “Estas imagens não são feitas sob luz branca.”

E isto é ótimo, porque é na faixa do EUV que as coisas acontecem no Sol. As tempestades solares e as manchas solares brilham fortemente nesse comprimento de onda.

As imagens em EUV também revelam “buracos coronais”, gigantescas aberturas escuras na atmosfera do Sol que ejetam fluxos de vento solar que se espalham pelo Sistema Solar. Esses fluxos de vento solar que atingem a Terra podem acionar espetáculos inesquecíveis nas auroras boreais.

Eventos interessantes

“Usando este aplicativo, você pode girar o Sol, dar um zoom sobre as manchas solares, inspecionar os buracos coronais e, quando uma labareda solar entrar em erupção, o telefone tem um pequeno jingle para alertá-lo!” diz Guhathakurta.

Na verdade, muitos usuários afirmam que os alertas são a parte favorita do aplicativo.

O programa é acionado automaticamente quando o Sol se torna ativo ou quando eventos interessantes estão em andamento. Por exemplo, um alerta recente chamou a atenção dos usuários quando um cometa que acabava de ser descoberto pela STEREO-A aproximou-se do Sol. Quando o cometa foi destruído pelo aquecimento solar, o 3D Sun apresentou um filme das suas últimas horas de vida.

Screenshots do 3D Sun. Da esquerda para a direita, uma proeminência capturada durante uma erupção pela STEREO-B, uma amostra da tela com as notícias do dia e o filme de um cometa gravado pela STEREO-A. (Imagem: NASA)

Lado invisível do Sol

Outro aspecto interessante do aplicativo é que ele mostra o lado “invisível” do Sol, que nunca pode ser visto da Terra. “Isto significa que as manchas solares não vão nos pegar de surpresa,” ressalta Guhathakurta.

Recentemente, a STEREO-B estava monitorando uma mancha solar (AR1041) no “lado de lá” do Sol quando o campo magnético da mancha entrou em erupção. Pela primeira vez em quase dois anos, uma região ativa no Sol produziu uma fortíssima erupção solar de classe M. A inesperada interrupção do mínimo solar seria invisível a partir da Terra, mas quem já possuía o aplicativo em seu iPhone ficou sabendo dele na hora.

3D Sun

O 3D Sun foi criado por uma equipe de programadores liderada pelo Dr. Tony Phillips. Ele afirma que a versão 1.0 do aplicativo é apenas o começo.

A versão 2.0, que está prestes a ser lançada, trará imagens de alta resolução e visualizações em vários comprimentos de onda na faixa do ultravioleta extremo. Esses acréscimos revelarão ainda mais atividades solares, que não podiam ser vistas na primeira versão

O 3D Sun pode ser baixado gratuitamente na loja virtual da Apple. Basta digitar 3D Sun no site ou visitar o endereço http://3dsun.org.

Anúncios

2 comentários em “Programa da NASA mostra Sol em 3D ao vivo no celular

  1. Pingback: 5mw Green Laser Pointer | World Wide SETI

  2. Pingback: 50mw Green Laser Pointer – A Laser Pointer With Clout | World Wide SETI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s