Jornada de Medicina Aeroespacial

A Jornada de Medicina Aeroespacial tem como objetivo ampliar o conhecimento de docentes, discentes e profissionais da área médica, aeronáutica e aeroespacial sobre esse campo de atuação da Medicina, que estuda a modelagem dos sistemas fisiológicos humanos em altitude e em microgravidade como, por exemplo, processos envolvidos em alterações do sistema cardiovascular, visual, osteomuscular e de equilíbrio.
O conhecimento da Medicina Aeroespacial é imprescindível para todos os profissionais da área médica, independente da especialidade que atuam, afinal todos os pacientes estão sujeitos a viagens aéreas enquanto sadios ou enfermos, após cirurgias e procedimentos, durante o uso de medicamentos, etc… Para cada uma dessas situações, existem protocolos que indicam ou contra-indicam a viagem naquele momento.
Além do estudo da fisiologia de altitude, medicina do viajante, hipo/hiperbarismo e outros temas ligados à aviação, a Medicina Aeroespacial abrange também o estudo das alterações fisiológicas do corpo humano em microgravidade, o que tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor espacial, o qual exige um ambiente compatível com a vida humana para progredir.
Constatada a importância da Medicina Aeroespacial enquanto suporte das condições de voo já existentes, presentes no dia-a-dia civil e militar e também enquanto campos para pesquisas em prol do desenvolvimento espacial, decidiu-se reunir os principais profissionais atuantes na área e o Primeiro Astronauta Brasileiro Marcos César Pontes para ilustrarem sua experiência neste evento.

Afinal, o que é a Medicina Aeroespacial?

A Medicina Aeroespacial é o ramo da Medicina que estuda as alterações do Corpo Humano em Altitude e em Microgravidade.
Ela engloba áreas tais quais a Medicina da Aviação, Medicina do Viajante, Transporte Aeromédico e UTI aérea, Medicina hiperbárica/do mergulho, Medicina Espacial, além de ser tema imprescindível na Segurança de Voo e Fatores Humanos na Aviação.
Os campos de atuação são diversos, desde a área militar dando assistência aos esquadrões de voo, até o dia-a-dia civil, prestando serviços para Empresas Aéreas, cuidando da saúde de tripulantes e passageiros, investigando acidentes aéreos ou ainda desenvolvendo a área de pesquisas.
A atuação no Setor Espacial acontece nesse vasto campo para pesquisas e também nas Agências Espaciais, onde é de fundamental importância o aporte da Medicina Aeroespacial no preparo e seleção de astronautas.

Anote em sua agenda:
29/Maio/2010
Das 8h às 17h
Teatro Bassano Vaccarini
UNAERP (Campus Ribeirão Preto)

Para maiores informações, acesse o site do evento.

Flyer do evento:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s